domingo, 29 de maio de 2011

Funcionamento do ar condicionado automotivo

1 O aparelho de ar condicionado Automotivo capta ar e o filtra antes de jogá-lo novamente no automóvel. O resfriamento é feito por serpentinas contendo gás refrigerante(R12 ou R134A). Nesse processo, o ar é desumidificado, ou seja, perde umidade.
·2 Em seguida, o ar refrigerado é jogado nos dutos de ventilação por um ventilador. O problema, segundo os médicos, é que os dutos de ar quando não recebem manutenção e troca do filtro a sujeira vai se acumulando dentro deles.

Doenças

1 O ar frio paralisa os cílios (pêlos) que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos. Assim, fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros comuns e sistemas de ar condicionado automotivo sem manutenção, permanecem no organismo livres para provocar doenças respiratórias de natureza alérgica.
·2 As doenças do aparelho respiratório que podem ser agravadas por infecções do ar condicionado automotivo sujo são: sinusite, rinite, otite, amidalite, faringite, bronquite, pneumonia, asma, gripes e resfriados. Gripes, por exemplo, abaixam as defesas e favorecem infecções mais sérias, como pneumonia.

Prevenção
·1 A melhor maneira de prevenir doenças causadas sistemas de ar condicionado automotivo é a manutenção constante
·2 Nesta manutenção devem constar a troca dos filtros de pólen, a limpeza dos dutos de ventilação e a higienização com bactericida.
·3 É preciso, portanto, evitar o contato com os causadores das doenças.

Estatísticas
·1 20% a 42% da população urbana é alérgica.
·2 Os Estados Unidos gastam US$ 6,4 bilhões ao ano tratando pessoas com asma.
·3 Nos EUA, a rinite alérgica responde por 45 milhões de faltas nas escolas por ano.

Fonte: Correio brasiliense













http://www.correioweb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário